APRALE manifesta congratulações a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.

Existe, no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm

MULHERES NO PARLAMENTO

Nesta data tão simbólica, a APRALE gostaria de manifestar expressa homenagem a todas as servidoras que compõe o Parlamento Mato-Grossense, representadas nas pessoas da Deputada Estadual Janaina Riva, Dra. Fernanda Amorim (Procuradora da ALMT), Dra. Lucivânia Menezes (Procuradora da ALMT aposentada) e Dra. Maria Stael Rodrigues (Procuradora da ALMT aposentada).

Na oportunidade, reiteramos os votos de admiração a todas as mulheres que lutam diariamente pelo reconhecimento dos seus direitos, destacando-se a atuação da única parlamentar na ALMT, Deputada Janaina Riva, que através de postura proativa, protagoniza-se como porta-voz de todas as mulheres do Estado de Mato Grosso, abrindo oportunidade para que outras mulheres também possam no futuro ocupar espaços relevantes em nossa sociedade, podendo contribuir para o seu progresso de uma forma mais justa, humana e solidária.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Cuiabá, 08 de março de 2021.

APRALE – Associação dos Procuradores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso